Os jovens inscritos no “Projeto Aprender e Crescer” do Grupo Espírita “Casa do Caminho” (Gecam) contam com reforço escolar associado a um cuidado afetivo e emocional, informa o Diretor de Assistência e Promoção Social do Grupo, Ailton Gonçalves de Carvalho.

Em agosto, completou-se um ano que o Projeto foi retomado “com outro formato”, destaca Ailton Carvalho. Atualmente, são atendidas 16 crianças, na maioria oriundas da Escola Classe 7, situada na QE 38, Área Especial do Guará 2.

“Um dos objetivos do Projeto é aproximar o Gecam da comunidade residente nas imediações. Por esse motivo, priorizamos alunos da Escola Classe 7 e preferencialmente moradores da comunidade, mas, neste semestre, três jovens do Centro de Ensino Fundamental 5, na QE 32/34 se inscreveram e estão frequentando as aulas”, detalha o diretor da DAPS/Gecam.

As aulas acontecem aos sábados pela manhã, das 9 h 50 min às 11 h 30 min. A primeira agenda é o lanche ofertado carinhosamente pelos voluntários da Casa. A equipe conta com oito trabalhadores. Uma das diretrizes é não fazer qualquer tipo de doutrinação religiosa. Por outro lado, o método inclui repassar valores e sentimentos a partir de temas escolhidos em face da realidade vivenciada pelos alunos.

“Tem valido muito a pena, é evidente a mudança que os alunos passam, algumas crianças chegam com comportamentos em desacordo com o padrão socialmente  aceito e ao longo das semanas vão apresentando outra forma de se relacionar, ou seja, o acolhimento e a afetividade dos voluntários fazem toda diferença”,  conclui Ailton Carvalho.